sábado, 17 de março de 2012

Londres: Templo Hindu

Londres é uma das capitais mais badaladas do mundo, e não é exagero dizer ainda que é o centro europeu! Qualquer um que caminhe por 10 minutos irá escutar no mííínimo 5 idiomas diferentes, de árabe à holandês, tudo circula por alí. E quando se escuta alguma outra língua, não vá logo achando que tudo se trata de turista, pois tem uma boa parte disso tudo que mora lá mesmo. A diversidade da origem dos 'naturalizados' londrinos é tão grande que ir no mercado e sair com a cestinha com comida japonesa, vinho italiano e sobremesa turca é mais trivial do que se imagina!
E aí, depois de já termos reparado em como isso era forte por lá, decidimos seguir a sugestão de um espanhol, que era amigo da Gabi, minha amiga que vive em Brighton, fomos à um templo Hindu. Ele fica mais afastado do burburinho londrino, num bairro que chama Neasden. Levou uns 40 minutinhos de trem e depois mais uns 20 andando, mas valeu muito a pena! (ps. tem ônibus que fazem um trajeto mais simples, mas aí compensa ou não dependendo da sua localização na cidade, o melhor mesmo é perguntar no hostel/hotel o que fica mais fácil, ou você vem no site próprio do templo e vê se alguma dessas recomendações funciona para você, é só clicar aqui)

Assim que saímos da estação de trem nos demos conta de que não tínhamos mais nenhuma informação sobre como encontrar o templo #falhanossahaha ... aí fomos pedir informação à um guarda que estava alí pertinho. Chegamos nele, a Gabi foi tentar falar "BAPS Shri Swaminarayan Mandir"  (pois é!), mas antes de terminar de pronunciar o "Shri", ele já tinha entendido onde queríamos ir! ahahahaha ele até explicou direitinho, mas nos perdemos na mesma, então começamos a pedir informação na rua e já dava pra ver que todos tinham um sinalzinho na testa, sabe, feito com tinta ou com um tipo de pingente colado. Ou seja, alí, há quarenta minutos de Londres (e só!), acabávamos de encontrar um outro país!

Assim que encontramos o templo, não houve dúvida de que era aquilo mesmo o que estávamos buscando. Monumental e impressionante como sempre se imagina que essas coisas são, estávamos boquiabertas mesmo antes de cruzar os portões! A entrada é gratuita, mas não se pode entrar com mochila, sacos ou câmera, fica tudo num guarda-volumes que eles oferecem lá na hora. Ah, assim que entramos, também nos pediram que tirássemos os calçados, fomos obrigadas a andar naquele carpete macio descalças hehehe. 

Todos os seguranças com quem conversamos foram muito simpáticos e um deles, inclusive, nos explicou sobre os sinais usados na testa. Mulher solteira tem que usar um que é tipo adesivo, sabe? Cola e descola. Mulher casada pode usar um que é feito com um tipo de pó. Sinal vermelho para quem já casou, sinal preto para as que estão indo para o casamento e querem evitar mal-olhado! Ui! #festadosinalfeelings ahahhaha 

Bom, esse foi o primeiro templo hindu construído na Europa, então, dá pra imaginar quão imponente é a construção e tudo que a decora por dentro, né? O piso, as escadas, os pilares, tudo feito em mármore italiano, benhê. Todo o mármore foi levado à Índia, onde foi cortado junto com as pedras búlgaras. Tudo cortado e esculpido sob medida, era hora de levar os 160 containers até Londres, para que, em agosto de 1995 fosse feita sua inauguração! 

Não sabíamos bem como funcionava o templo, mas há uma "programação". Na sala principal, há uma espécie de altar, com estátuas que representam as divindades hindus. Todas as tardes, em determinados horários, uma outra parte do altar se abre, e é nessa hora que começam as orações e o maior número de pessoas chega. Nós, turistas, fomos seguindo o fluxo, copiando o que as outras mulheres faziam, passando de estátua em estátua e fazendo gestos que simbolizavam respeito e agradecimento. Isso acontece sempre após as 4hs da tarde #fikdik

foto de Giuliana Ananias Wolf
Eu tenho esse cachecol, que chegando lá, virou véu! Ahahaha

Bom, piadinha para encerrar o post: Saindo do templo, estávamos bem traquilas, falei pra uma das minhas amigas: 
- Ai, que delícia, né?
- É, a gente sai até mais leve, alivia a mente... - Se referindo à nossa ida ao templo
- Não Gabi, to falando desse carpete!! 

Pooois é! HAhahaha 

Giu 

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...